segunda-feira, 3 de setembro de 2007

E a saga continua... A história da Apple e Microsoft a partir de 1997


Apple



Steve Jobs fundou outra empresa de computadores chamada NeXT ao ser forçado por seus colegas a deixar Apple, em 1985. Inesperadamente, a Apple compra a NeXT em 1996 e Steve Jobs volta para Apple como consultor.



1997

  • Jobs, S. resolve juntar as linhas de produtos grandes e confusos da companhia, reduzindo a série Power Macintosh G3. A palavra “Macintosh” deriva da palavra “McIntosh”, um tipo de maçã apreciada por Jef Raskin1.



Stephen Wozniak e Steve Jobs



1998

  • No mês de Janeiro a Apple lança o iMac. Foi um evento memoravel para aquela época e teve grande impacto tanto na companhia como na indústria de computadores como um todo. Naquela época, a Apple já era a única a produzir computadores pessoais all-in-one (todos componentes agrupados, como CPU, monitor, drive de CD, etc.). O iMac era feito de plástico colorido translúcido, numa cor que a Apple chamou de "bondi blue", uma espécie de azul petróleo, e tinha formato de ovo em torno de um monitor CRT de 15 polegadas. As interfaces do computador estavam escondidas por trás de uma pequena porta no lado direito do iMac. Duas entradas de fone de ouvido complementavam os alto-falantes estéreo incluídos. O design é creditado a Jonathan Ive, atualmente vice-presidente de design industrial na companhia.








1999

  • iBook, notebook da Apple lançado nos mesmos moldes do iMac.









2001

  • A Apple lança o iPod – O primeiro player portátil de áudio e vídeo do mundo, que conquistou o público por sua leveza, praticidade, qualidade, modernidade e simplicidade. O design já passou por diversas alterações desde sua introdução no mercado. Cinco gerações distintas de iPods existem, normalmente chamadas de 1G, 2G, 3G, 4G e 5G. Dentro de cada geração de iPods, vários modelos vieram com diferentes tamanhos de disco rígido e em diferentes preços.Os aparelhos da família iPod oferecem uma interface simples para o usuário, centrada no uso de uma roda clicável, ou click wheel. O maior dos modelos do iPod armazena mídia em um disco rígido acoplado, enquanto os modelos menores, o iPod shuffle e o iPod Nano, usam memória flash. Como a maioria dos players portáteis digitais, o iPod pode servir como um armazenador de dados quando conectado a um computador. É considerado até hoje o lançamento mais arriscado da Apple, pois foi lançado em outubro de 2001, quando os Estados Unidos ainda estavam sob forte comoção, devido aos atentados de 11 de setembro.



    • Primeira Geração


    • Segunda Geração




    • Terceira Geração





    • Quarta Geração







    • Quinta Geração

iPod





iPod mini


iPod Nano




iPod Shuffle




  • iTunes Store, a Apple cria a maior galeria de música digital legalizada no mundo, foi criada para venda de músicas, clipes, álbums, seriados e até filmes para iPod pela internet. É um serviço online de música e vídeo operado pela Apple Inc. dentro do programa iTunes.






    • iTunes, considerado o melhor player de música já criado. Ele foi desenvolvido para reproduzir e organizar arquivos de música e vídeo digitais. Pelo iTunes também é possível fazer compras de canções e vídeos naiTunes Store e carregar arquivos para iPod. O player vem ganhando e mantendo uma reputação por ser fácil de usar, ao mesmo tempo ainda permitindo que os usuários organizem suas músicas precisamente (com recursos como, por exemplo, smart playlist, lista de reprodução inteligente). O iTunes também é usado para carregar canções para o player portátil da Apple, o iPod. O programa é grátis e pode ser baixado da Internet, além disso, acompanha o Mac OS Xe a suíte de aplicativos domésticos iLife da Apple.






    • Mac OS X (lê-se Mac OS dez (ou ten), e não Mac OS xis), o sistema operacional destinado aos computadores Macintosh. Tornou-se o ambiente baseado em Unix mais bem vendido até hoje (em número de computadores vendidos). É uma combinação do Darwin (um kernel3 derivado do BSD2 e do microkernel Mach4) com uma renovada GUI chamada Aqua.





2006


  • MacBook, foi o notebook sucessor do ibook. Esta máquina possui melhoramentos significativos como tela Wide Screen e já com os processadores Intel Core Duo que melhoraram a confiabilidade, velocidade e, principalmente, o consumo de energia em relação ao antecessor iBook.










    2007


    • iPhone, é um smartphone desenvolvido pela Apple Inc. com funções de iPod, câmera digital, internet. Ele também oferece serviços de internet como e-mail, mensagens de texto, navegador internet, visual voicemail e conexão Wi-Fi local. A interação com o usuário é feita através de uma tela multi-touch5 com teclados virtuais e botões. Apple registrou mais de 200 patentes relacionadas com a tecnologia por trás do iPhone. Destaca-se ainda pela utilização de uma versão "enxuta" do sistema operacional OS X. O iPhone está disponível na Apple Store e pela, Antiga Cingular Wireless, por um preço de US$499 para o modelo de 4 GB e US$599 pelo modelo de 8 GB. Anunciado em 9 de Janeiro de 2007, o iPhone foi lançado no dia 29 de Junho de 2007 nos EUA e Canadá, Com previsão de ser lançado em 2008 no mercado asiático, último trimestre na Europa e sem previsão para o Brasil.



    iPhone

    iPhone nano

    iPhone shuffle



    1. Jef Raskin (9 de março de 1943, Nova York – 26 de fevereiro de 2005, Pacifica, Califórnia) foi um especialista em interfaces homem-máquina estado-unidense mais conhecido por ter começado o projeto do Macintosh para a Apple Computer no final da década de 1970.
    2. O BSB (Berkeley Software Distribution) é um sistema Operacional Unix desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante os anos 70 e 80. Atualmente, o BSB não é um único sistema operacional mas sim uma larga falília derivada do original, sendo os mais conhecidos membros da família: 4.4BSB (útima versão do BSB original), 386BSB, FreeBSB, NetBSB, OpenBSB, BSDI(anteriormente BSD/OS). e Darwin (que serve como base ao Mac OS X).
    3. Mach é um microkernel para sistemas operacionais desenvolvido na Universidade Carnegie Mellon para apoio a pesquisa de sistemas operacionais, primariamente computação distribuída e paralela. É um dos primeiros exemplos de microkernel, e ainda o padrão com o qual projetos similares são comparados.
    4. Multi-touch é uma tecnologia onde todos os comandos e funções podem ser feito pela tela.


    Fonte:

    • http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple




    Propaganda do Office que é compatível com o iMac (Apple)







    Microsoft



    A Microsoft Corporation é a mais conhecida empresa de software do mundo. Foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen com o objetivo de desenvolver e comercializar interpretadores da linguagem BASIC. Hoje a Microsoft é a empresa de tecnologia que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo.



    Em 1994, antes do lançamento do Windows 95, a empresa já havia sido processada por pressionar fabricantes de equipamentos a lançar seu produto apenas para sua plataforma operacional. Por tal ato a empresa foi multada em um milhão de dólares norte-americanos por dia até que cessasse as perseguições de que se referiram os pressionados.






    1998

    • Windows 98, esta versão foi lançada em 25 de Junho de 1998. Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor, o windows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. com a Internet. Utilizava o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT 32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus). Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável. Nessa versão, nasce a restauração de sistema via MS-DOS (Scanreg.exe /restore). A restauração de sistema visava corrigir problemas retornando o computador a um estado anteriormente acessado (ontem, antes de ontem, etc).A partir de 1998 foi envolvida numa disputa legal com o governo federal dos Estados Unidos a respeito do uso de prática ilegais com o objetivo de criação e manutenção de um monopólio na área de software. Este processo acabou em 2001 com o veredito de condenação da empresa, e a imposição de novas normas de conduta para o mercado de tecnologia. As evidências levantadas durante o julgamento contribuíram para aumentar junto ao público a percepção de que a empresa se utilizou de práticas anti-competitivas para alcançar a posição dominante que desfruta até hoje no mercado.




    1999

    • Existe uma versão especial, conhecida como Windows 98 Segunda Edição (Windows 98 SE). Foi lançada em 1999 e esta versão visava corrigir as falhas (bugs) e resolver os problemas de instabilidade do Windows 98. Incluía drivers e programas novos. Substituiu o Internet Explorer 4 pela versão 5, que era mais rápida, e introduziu a Internet Connection Sharing, que permite a partilha de uma “rede de internet” para muitos computadores. Acrescentou também o NetMeeting 3 e suporte a DVD. Muitos utilizadores classificam este sistema como um dos melhores da Microsoft, apesar de ser tratar de um sistema operacional sem suporte a multitarefa real, e ainda tendo o DOS como o seu núcleo principal.




    2000

    • Windows ME, foi lançado pela Microsoft em 14 de Setembro de 2000, sendo esta a última tentativa de disponibilizar um sistema baseado, ainda, no antigo Windows 95. Essa versão trouxe algumas inovações, como o suporte às máquinas fotográficas digitais, aos jogos multi jogador na Internet e à criação de redes domésticas (home networking). Introduziu o Movie Maker e o Windows Media Player 7 (para competir com o Real Player) e atualizou alguns programas. Possuía a Restauração de Sistema (um programa que resolvia problemas e corrigia bugs). Introduziu o Internet Explorer 5.5. Algumas pessoas crêem que este foi apenas uma terceira edição do Windows 98 e que foi apenas um produto para dar resposta aos clientes que esperavam por uma nova versão. Muitas pessoas achavam-no defeituoso e instável, o que seria mais tarde comprovado pelo abandono deste segmento em função da linha OS/2-NT4-2000-XP, criada originalmente pela IBM e posteriormente adquirida pela Microsoft. Na mesma época, foi lançada uma nova versão do Mac OS X e a Microsoft, com receio de perder clientes, lançou o Windows ME para que os fãs aguardassem o lançamento do Windows XP.




    • Windows 2000, o lançamento desse Windows, em Fevereiro de 2000 (apesar do sistema estar datado 1999), que também era chamado de Windows NT 5.0 na sua fase Beta, marcou o começo da era NT (Nova Tecnologia) para usuários comuns. Ainda com falhas de segurança, como, por exemplo, o armazenamento de senhas em um arquivo próprio e visível, o que facilitava a ação de hackers e invasores. Ainda não apresentava muita semelhança com o XP no visual, que até então ainda era o mesmo do ME. Trata-se de um sistema operacional bastante estável, multiusuário e multitarefa real.Nesta versão foi iniciada a criação e utilização de um novo sistema de gerenciamento, baseado em LDAP, chamado pela Microsoft de Active Directory, o que trazia diversas funções, como suporte a administração de usuários e grupos (como no NT 3.51 e 4.0) além das novas opções como computadores, periféricos (impressoras, etc...) e OU´s (Organization Unit).Versões: Professional, Server, Advanced Server, Datacenter Server e Small Business Server.





    2001

    • Windows XP, lançada em 25 de Outubro de 2001 e é também conhecida como Windows NT 5.1. Roda em formatações FAT 32 ou NTFS. A sigla XP deriva da palavra eXPeriência.Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. Baseada no antigo OS/2 da IBM, cujos direitos foram comprados pela Microsoft, e, seguindo a linha OS/2-NT-2000-XP, a partir deste Windows, surgiu uma nova interface, abandonando o antigo formato 3D acinzentado. Nota-se uma melhoria em termos de velocidade em relação às versões anteriores, especialmente na inicialização da máquina. O suporte a hardware também foi melhorado em relação às versões 9x-Millenium, abandonada definitivamente.Esta versão do Windows foi considerada como a melhor versão já lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possui uma interface totalmente simples a inovadora. Um dos problemas é seu consumo, ele só pode ser instalado em estações com mais de 128Mb de memória, e cada vez que a Microsoft lança uma nova versão, é cada vez maior e mais abstraido do hardware.Versões: Home, Professional, Tablet PC Edition, Media Center Edition, Embedded, Starter Edition e 64-bit EditionO nome de código desta versão, antes do lançamento era Whistler.




    2003

    • Windows Server 2003,Versão do Windows lançada em 24 de Abril de 2003, e é também conhecida como Windows NT 5.2, e é o sucessor do Windows 2000 para o ambiente corporativo. Novidades na área administrativa, Active Directory, e automatização de operações. Esta versão do Windows é voltada principalmente para servidores e empresas de grande porte, possui recursos de servidores na ativa e garante a segurança de dados.

      Versões: Web Edition, Standard Edition, Enterprise Edition, Data Center Edition e Small Business Server (32 e 64 bits).





    2007

    • Também conhecido como Windows NT 6.0, pelo nome de código Longhorn e pelo proprio nome oficial Vista, é o mais novo S.O da Microsoft,e que terá seis versões, uma delas simplificada e destinada aos países em desenvolvimento. O Windows Vista começou a ser vendido em 30 de Janeiro de 2007. As seis edições diferentes do Windows Vista foram projetadas para se ajustar ao modo como você pretende usar seu PC. Ele tem uma interface intitulada Aero,com recursos de transparência,que não existe na Versão Starter e um sistema de alternância 3D de janelas chamado Flip 3D, que é ativado pelo atalho Logotipo do Windows + Tab.


    A versão básica e popular do Windows Vista (Limitada)





    São duas versões destinadas ao usuário doméstico.




    As duas versões voltadas para o público corporativo são:


    • Vista Business Edition (projetado para atender às necessidades de empresas de todos os portes)

    • Vista Enterprise Edition (necessidades de grandes empresas globais)


    A versão Ultimate é a edição mais abrangente do Windows Vista. Reúne todos os recursos de infra-estrutura avançados de um sistema operacional empresarial, todos os recursos de gerenciamento e eficiência de um sistema operacional móvel, e todos os recursos de entretenimento digital de um sistema operacional voltado ao consumidor




    O Windows Vista Ultimate Edition é a versão do Windows Vista que mais requer recursos do computador. Para que o desempenho seja razoável, a Microsoft recomenda um processador de 1Ghz e 1GB de memória RAM.




    2008

    • Windows Server 2008, nova versão do Windows Server com lançamento previsto para 2008. É também chamado de Windows Longhorn (utilizado em suas versões de teste).




    2009

    • Anteriormente com o codinome Vienna,esse será o sucessor do Windows Vista,onde se incluirão alguns aplicativos que não se encontram no Vista. Previsto para o final de 2009. Por enquanto o logo para essa versão é desconecido. Portanto há especuladores que tentam adivinhar o próximo logo que a microsoft irá nos apresentar e junto com sua nova versão de OS (sistema operacional), é claro.




    Obs.: Nesta foto o autor quis passar uma idéia de como poderia ser o logo do sistema operacional da Microsoft em sua versão que será lançada em 2009, e que tem como codinome Vienna. Este logo não foi criado pela Microsoft, portanto não representa reconhecimento pela empresa. Se deseja mais detalhes sobre este logo entre no blog: blogil.wordpress.com/.../windows-vienna%C2%A9/


    Fonte:

    Nenhum comentário: