quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Sobre a Apple Computer

Você sabe de onde vem o nome "Apple Computer"?

Segundo a história contada, Steve Jobs sempre visitava e trabalhava alguns meses do ano em uma fazenda onde exitia uma comunidade hippie. Na volta de uma dessas visitas, Jobs disse a Steve Wozniak sobre uma idéia que teve ao estar trabalhando em uma plantação de maçãs na comunidade hippie. Então foi concebido o nome "Apple Computer". Eles sabiam que cedo ou tarde teriam problemas, pois já existia uma musica chamada "Apple Records", dos Beatles. Mas para eles, o nome soou muito bem e o nome foi escolhido! Mais tarde(em 1989), a Apple Computer foi processada pela Apple Records.


Primeiro logo da Apple Computer

Não são só os computadores que tem a fama evoluírem sempre, mas os logotipos também estão incluídos neste cenário. Os logotipos da Apple passaram por transformações, e desde a criação da empresa, foram sendo lapidados.


O primeiro logotipo, o qual foi desenvolvido por Ron Wayne(co-fundador da Apple Computer) foi bem extravagante e colorido. Parecia mais uma figura do que um logo. A figura mostra o célebre Isaac Newton sentado abaixo da famosa árvore de maçãs pensando sobre a gravidade. Somente foi usado no Apple I.
Em 1977, Jobs pediu ao diretor de arte, Rob Janoff, que desenvolvesse um novo logo. O novo logo passou a ter uma forma simples de uma maçã com as cores do arco-íres em faixa na ordem errada. A mordida simbolizava o conhecimento(na bíblia a maçã era o fruto da árvore do conhecimento) e a bite(mordida)também poderia ser pronunciada como "byte", uma referência a computação. Quando Jean Louis Gassée foi perguntado sobre o que ele pensava em relação ao logo sa Apple ele respondeu: "Um dos maiores mistérios para mim é nosso logo, o símbolo da luxúria e conhecimento, com faixas nas cores do arco-íres na ordem errada. Vocês nçao poderiam sonhar num logo mais apropriado: luxúria, conhecimento, esperança e anarquia".
Em 1997, Jobs decidiu retirar as cores do arco-íris em ordem errada e mudou para um logo com uma cor sólida. O primeiro produto da Apple a receber o novo logo foi o o novo Power Book G3s em 1998(contudo eles continuaram usando os dois logos).


O logo do Mac inspirado no picasso

Provavelmente o mais logo mais popular da Apple foi o inspirado no Picasso. Foi criado por Tom Hughes e John Casado, diretores de arte da equipe de desenvolvimento do Macintosh. O "Picasso"- logo foi usado como uma mensagem de boas vindas em todas as versões do sistema operacional do Mac até 7.6.1, onde pela primeira vez a face do logo da Mac foi usadoem vez do "Picasso". Com o lançamento do MacOS X 10.2 (Jaguar), o Happy Mac e o Face Mac começaram a ser trocados pelo logo da Apple cinzento com fundo branco.

Fonte e inspiração:
apple museum

Nenhum comentário: