segunda-feira, 3 de setembro de 2007

AudioBook? O Que é isso? A Cultura Falada!

Screenshot



Bom, como você pode ver o nome "AudioBook" nos leva a imaginar que seja um livro no formado de audio não? E realmente é! A proposta do autor é levar mais opções para as pessoas terem acesso aos livros. Não só em livros que pode ser empregada essa técnica, mas aulas e palestras também são muito bem vindas. Para disponibilizar esse serviço, o autor narra ou interpreta a obra e a grava em formato mp3. Não necessariamente o arquivo deve ser gravado em mp3, mas por conveniência de tamanho e difusão desse formato através dos mp3 players e suas derivações, ficou mais focado nesse formato de audio. Um exemplo interessante é o site Univercidade Falada ( http://www.universidadefalada.com.br/ ), que deixa bem claro que a intenção não é substituir as obras do autor em papel, mas sim criar mais uma alternativa. No site, você pode procurar os livros através de categorias ( animais, finanças, mitologia, gastronomia e alimentação, medicina , cultura geral, audio livros etc). Dentro de cada categoria estão informações como: títulos disponíveis, descrição do autor e da obra e os preços de download de cada arquivo (variam de R$ 3, R$ 4). É possível ainda ouvir um trecho de cada obra e obter informações sobre como foram feitas as gravações. Todo o processo para se efetuar o download está muito bem explicado no site. No primeiro acesso, o usuário deve fazer um cadastro e, a partir daí, escolher a obra que deseja adquirir. Sempre que fizer um pedido, um email de confirmação será enviado para o caixa postal cadastrada. O arquivo depois de baixado, pode ser tranportado para aparelhos de mp3, computadores ou CD e até DVD, se for o caso. No site, existe ainda a opção de receber o arquivo em casa, no formato WAV em CD. O pagamento no site pode ser feito em cartão de crédito ou débito bancário.

Eu como um leitor vislumbro por nossos amigos deficientes visuais, que por algum motivo não podem enxergar e através desde meio possam apreciar as mais variadas obras. Em minha opinião é uma idéia que visa acima de tudo a acessibilidade e a inclusão.

Fonte: INFO etc (coluna "dica da elis") de 27 de agosto de 2007. Agradecimentos a Elis Monteiro (elism@oglobo.com.br) por mais essa dica!

Um comentário:

Entrada Blogger disse...

Olá companheiro, alguns ótimos audiobooks podem ser encontrados em www.cultura.dequalidade.com.br e em www.canoro.com.br.
Grande abraço!