quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Everyscape: Uma viagem virtual pelo mundo real!


Você deve estar se perguntando o que é Everyscape?? E eu vou lhe esclarescer essa dúvida cruel! É uma ferramenta espetacular que traz o mundo real para o mundo virtual. Mas especificamente, é um site que traz ao visitante a experiência de fazer tours não só pelas ruas de determinadas cidades como também entrar nos estabelecimentos que existem na rua onde o usuário esta visitando. Bom, mas ai vem logo a pergunta. Não seria um second life da vida? Segundo a proposta do site, trazer o mundo real para o mundo virtual é o grande diferencial. O second life tem a idéia de um mundo real imaginário.

Como funciona???

Como a proposta do site, para se trabalhar com imagens reais é preciso capturá-las. O site se utiliza de carros com quatro câmeras digitais no topo e apontadas para os quatro pontos cardeais. Aproximadamente, a cada 15 metros é dado um "click" e tirada uma foto panorâmica do lugar. Essa seria a base para renderização simulando 3D. No interior dos estabelecimentos, usa-se uma câmera que captura os 360 graus do mesmo em duas tomadas em direções opostas. Softwares especiais calculam e reúnem as imagens modelando o espaço e o que cada pessoa veria ao parar em determinado local, plhando para os lados, para o alto e para baixo. Caminhando pelo local com o mouse do computador, as imagens resultantes mudam suavememte. Por enquanto ja foram renderizados partes de alguns lugares como Bostom(MA), New york(NY), Miame(FL), Aspen(CO) e Laguna Beach(CA). Quem sabe não chega rápido aqui ao Brasil e possamos usufruir deste serviço que, em minha opinião pessoal, é ótimo!

Tem custo???

Para renderizar as imagens e disponibilizar seu estabelecimento no site, o custo fica em torno de US$ 250 a US$ 2 mil, dependendo do tamanho do estabelecimento. As possíveis atualizações na renderização que o estabelecimento venha a nessesitar, são parte de um pagamento extra por um pacote que inclui o update. Para a visualização por parte do visitante, não há custo.

Para mais informações sobre o site, eis aqui o endereço:

www.everyscape.com

Obrigado!

Aloha *_/C_

Igor Amado

ehpowblog@gmail.com

Nenhum comentário: