sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Como fazer seus clientes se sentirem importantes

Agora, mais do que nunca, é vital para a manutenção de um negócio manter clientes satisfeitos e mais, aumentar as vendas.

É sabido que pela natureza humana temos um árduo desejo de sentirmos importante, então porque não levar em conta na próxima vez que visitarmos nosso cliente ou recebermos a visita dele em uma de nossas lojas?

Em tempos difíceis como hoje, se requer muita habilidade do que de costume para vender, os compradores estão mais exigentes no momento de trocar seu dinheiro por um produto ou serviço, então é imperativo acabar com a imagem do vendedor teimoso, que passa de porta em porta com enciclopédias e adotar a imagem de um vendedor fiel e conselheiro.

Permita o cliente sentir que está comprando, não que se esta vendendo para ele. Envolvendo a natureza humana, é normal que quando alguém nos diz algo que não nos agrada ou nos incomoda, colocamo-nos na defensiva e, nesse caso, em seguida, o cliente pode levantar uma barreira contra o seu produto.

Um bom consultor(vendedor) sabe ouvir e oferecer aos clientes a melhor solução, lembre-se que quando alguém quer comprar alguma coisa é porque você precisa paranecessita satisfazer uma necessidade ou resolver um problema, então por que não usar o tempo para investigar o que o cliente está realmente procurando?

Se você realmente deseja que seus clientes saibam o quão importante é seu produto para o negócio deles, siga estes 5 pontos.

1 .- Permita que ele fale. Trate ele da melhor forma possível para que tenha total liberdade de falar e fale de quanto o seu produto é bom, e pelo contrário permite que o seu cliente fala sempre, sem interrupções. Se você se permiter escutá-lo poderás saber na realidade o que ele realmente busca.

2 .- Se você tiver dúvidas, tire-as a limpo sempre que puder. Não dê sorte ao azar, carrege sempre tudo o que precisa para que seu cliente não tenha dúvidas de quanto é bom o seu produto ou serviço. Se você não tem a resposta diga com confiança que você não sabe, pois dará a você a oportunidade de investigar.

3 .- Se você prometer algo, cumpra. Calma, se seu cliente fez uma pergunta sobre seu produto ou serviço que você não pode esclarecer com relação ao seu negócio, investigue-a e envie a resposta por e-mail, por exemplo.

4 .- Nunca falar mal da concorrência. Se o seu cliente diz que o produto do concorrente é melhor que o seu, o melhor é ficar com o desejo de falar mal da concorrência na frente do cliente, e ao contrário, aceitar dizer que os produtos da concorrência são bons mas é o seu produto aquele que melhor atende às necessidades dele como cliente .

5 .- Faça anotações. Anote o mais importante quando se fala com o seu cliente, isto irá fazer duas coisas muito importantes, em primeiro lugar você vai levar todas as dúvidas de seu cliente, bem como os pontos mais importantes para que você possa fazer seu cliente saber porque seu produto ou serviço é mais conveniente para ele , e por outro lado, seu cliente se sentirá dizendo coisa que tenham valor. Imagine e nada mais, quanto valor terá o que seu cliente diz numa reunião para que seja digno de ser anotado no seu caderninho?

Não deixe passar a oportunidade de fazer seu cliente sentir que é realmente importante para o seu negócio e não apenas porque ele é dono do dinheiro, mas porque nós, como pessoas e seres humanos. Vender é um esporte, a prática cotidiana nos torna um especialista.

Traduzido e adaptado por Igor

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